sexta-feira, 22 de julho de 2011

Miguel Cecim "O Homem das 7 Chaves"

Miguel Cecim ficou conhecido como "O Homem das 7 Chaves" por uma característica própria como Técnico de Futebol: - Enquanto os outros treinadores definiam "uma" única estratégia para empregar em cada partida, conforme o perfil do adversário, Cecim montava um sistema de rodízio utilizando várias estratégias, que se alternavam entre si, durante a mesma partida.


AS 7 CHAVES



Esta permanente mutação na estratégia do jogo desnorteava o adversário, não lhe dando nenhum momento de acomodação no jogo nem lhe permitir fixar uma forma de jogar. Uma curiosidade? Cecim tinha dois auxiliares valiosos para aplicar sua estratégia, durante os anos em que treinor a Tuna Luzo Brasileira, a quem deu dois campoenatos (1951 e 1958): o massagista Macaco e o atacante China. O método era símples: tendo sido tudo combinado antes das partidas e exercitado nos treinos, Cecim, China e Macaco formavam uma cadeia de comunicações que funcionava assim. Cecim dizia a Macaco: - Toalha no ombro esquerdo. - Macaco punha a toalha no ombro esquerdo, China lá do meio do campo via e mudava todo o jogo. Cecim, momentos depois dizia: - Macaco, toalha na cabeça. E China mudava no campo todo o jogo para seus companheiros. O adverário era sempre surpreendido, e a Tuna de Cecim se caracterizava por aplicar goleadas históricas em seus adversários, das quais não escapam seus dois principais rivais: Payssandy e Remo. Quando foi o treinador da Seleção Paraense de Futebol, Cecim levou suas estratégias para o Maracanã e outros estados que acolhiam multidões. Mas, sempre apegado à sua terra, apesar de receber convites de times do Rio, jamais aceitou deixar Belém do Pará, sua cidade Natal. Nem no fim da vida, quando recebneu convites do futebol milionários dos países árabes.



HUMILDADE E CRIATIVIDADE: O "W M' DE CECIM VEIO ANTES DO DE YUSTRICK



A humildade e a amizade foram suas marcas registradas. Sempre atenciosos com todas as pessoas que o abordavam nas ruas de Belém, parava para conversar e responder a perguntas. Essa mesma característica também marcou sua carreira como técnico. Muitos anos antes do célebre treinador Youstrick lançar o que ficou famoso como 'W M", Cecim já havia criado esse sistema de jogo, que era uma das suas "7" estratégias: a Tuna ora se transformava em "W" no campo, com todo o time avançando no ataque, ora se transformava em "M", com todo o time descendo para a defesa. Quando os paraenses amantes de futebol viram o sistema de Youstrick, o c0mentário foi geral: - Mas o Cecim já inventou isso faz tempo!



TREINANDO SEM BOLA



Cecim - que antes de ser técnico havia sido meio-campo, um meio-campo que pensava o time todo e distribuia as jogadas e as bolas com visão total do jogo - dava muita importância à preparação teórica de sua equipe. Entrar em campo para treinar com a bola era a última fase dos estágios dos seu treinos. Primeiro, ele lavava os jogadores para diante de um quadro negro, e nessa louza traçava todos os movimentos de cada um e da equipe como um todo. Cada jogador tinha um função pessoal e outra - ou muitas outras - em relação aos demais. A segunda etapa se dava no gramada, mas ainda sem tocar na bola: Cecim ensaiava as jogadas deslocando os jogadores no campo, numa simulação das jogadas e estratégias a serem empregadas. Por fim, em terceiro lugar, aparecia a bola: mas somente para ensaiar jogadas individuais ou de formas de ataque e defesa, com grupo de jogadores. Apenas na quarta etapa, final, dos treinamentos, a bola aparecia: era a hora de aplicar tudo o que havia sido ensinado e assimilado desde a primeira fase, diante da quadro negro.

Nenhum comentário: